De Bertolt Brecht:

"Privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar. É da empresa privada o seu passo em frente, seu pão e seu salário. E agora não contente querem privatizar o conhecimento, a sabedoria, o pensamento, que só à humanidade pertence." Paulo, merci.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Um pouco da história

No último dia de governo, o então governador em exercício, do Estado de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL), vetou no último dia útil de seu mandato (29 de dezembro de 2006), o aumento do repasse de verba ( de 9,57% para 10,43%), garantido às três universidades públicas (Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas e Universidade Estadual Paulista) e também para o Centro Paula Souza (responsável pelas faculdades tecnológicas e escolas técnicas), por meio da aprovação na Assembléia Legislativa, após pelo menos oito meses de negociação. Em entrevista a agência de notícias da Globo, no portal G1, Cláudio Lembo revelou que consultou ao atual governador do Estado, José Serra (PSDB) antes de vetar a decisão do Parlamento paulista.
Nesta mesma entrevista Lembo advogou a posição do Executivo de que "não falta dinheiro para as universidades públicas e que o problema é a má administração da verba".

Você sabia?
O repasse foi conquistado em 1989, após uma greve das universidades, e visava garantir a autonomia financeira das mesmas.


Em seguida, em 1º de janeiro de 2007, ao tomar posse dos Bandeiranres, José Serra promulga os decretos de n. 51.460 e 51.461. No dia seguinte, mais um, o 51.471. No dia 09 de março, o
51.636. E em 14 de março, o 51.660. Este blog visa discutir os mesmos, provavelmente o maior ataque que a Universidade Pública Paulista recebeu em quarenta anos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Q bela inciativa essa